Apucarana desenvolve ações de conscientização no trânsito com foco na preservação da vida

Date:

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a Secretaria de Segurança, Transporte, Trânsito, Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Segtran) da Prefeitura de Apucarana, com o apoio de diversas entidades, deu início nesta segunda-feira (05/05) à programação do “Maio Amarelo”. Neste ano, a campanha visa enfatizar a importância da redução da velocidade e a promoção da consciência dos riscos da pressa e da desatenção no trânsito.

A abertura oficial da agenda de atividades, que segue até o dia 31, aconteceu em solenidade no salão nobre do paço municipal. Na ocasião, o prefeito Rodolfo Mota salientou que o “Maio Amarelo’ é um movimento que acontece em todo o Brasil, desde 2014, em prol da segurança no trânsito e a preservação da vida. “A partir de hoje serão 25 dias de ações integradas entre nossas forças de segurança e entidades parceiras visando um trânsito mais seguro”, destacou o prefeito, frisando que Apucarana, além de todas as demais questões da maioria das cidades, tem um complicador chamado ramal ferroviário. “Uma característica que literalmente divide o município em três partes. Em algum momento vamos fazer as obras de transposições para diminuir os acidentes nas passagens de nível, está no nosso plano de governo, mas enquanto essas obras não acontecem, temos que conviver com isso e a conscientização e a educação no trânsito são nossas ferramentas”, disse o prefeito, destacando a complexidade do tema.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o transporte terrestre é a principal causa de mortalidade juvenil na América Latina. Excesso de velocidade, consumo de bebidas alcoólicas e distrações ao volante, especialmente o uso de celular, são alguns dos principais fatores de risco, que têm afetado de forma mais intensa homens e usuários de motocicletas. “Dados de ocorrências atendidas pela Polícia Militar em Apucarana revelam que ao longo do ano passado aconteceram 925 acidentes e 29 atropelamentos, resultando em 342 pessoas feridas e cinco mortes. Somente neste primeiro trimestre do ano já aconteceram 210 acidentes, envolvendo 451 pessoas com 72 feridas e um óbito. Uma realidade preocupante que reforça ainda mais a importância do Maio Amarelo”, detalhou Felipe Augusto Rosa, diretor operacional de Trânsito do Município.

Entre os destaques da programação em Apucarana está a realização de uma escolinha de trânsito voltada para as crianças, passeio ciclístico, palestras em empresas, blitzes educativas, divulgação de mitos e verdades nas redes sociais, iluminação de letreiros turísticos com predominância da cor da campanha e simulação de acidente entre uma composição férrea e automóvel. “Esta escolinha trata-se de um percurso de trânsito simulado que foi montado no estacionamento do Complexo Esportivo Lagoão, com semáforos e sinalização focados no tema da campanha”, explica major Vilson Laurentino da Silva, secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito. De acordo com ele, outra atividade que integra a programação é o 5º Pedal Solidário, que será promovido pelo Colégio São José no dia 25 de maio, com saída às 9h30 em frente ao colégio.

O ato de lançamento da programação contou ainda com a participação do vice-prefeito e secretário de Governo, Marcos da Vila Reis, do comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), tenente-coronel Robson Falk Vieira, do representante do 11º Grupamento de Bombeiros do Paraná (11º GB), capitão Wallace, do comandante da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM) Pablo Aparecido Rocha Pereira, do presidente do Conseg Apucarana, Vicente Batista Júnior, do presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Élio Pinto, do presidente do Centro de Formação de Condutores de Apucarana, Rildo Galeriani Nascimento, e dos vereadores Moisés Tavares, Luciano Facchiano e Sidnei da Levelimp.

São parceiros e apoiadores da programação do Maio Amarelo em Apucarana o Colégio São José, empresa Rumo, Acia, Conseg, 15ª Ciretran, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes municipais de trânsito.

PROGRAMAÇÃO MAIO AMARELO APUCARANA

DATA AÇÃO
06 a 27

9h /10h

14h30/ 15h30h

Atividades voltadas para as crianças. Percurso simulado de trânsito com semáforos e sinalização com foco no tema da campanha. Atividade de pinturas/ colagem com o tema trânsito e exposição dos trabalhos dos participantes.
 

28, 29 e 30

Palestras nas empresas

Tema: Desacelere. Seu bem maior é a vida.

09,16 e 23  BLITZES EDUCATIVAS nas entradas das escolas
Durante os 30 dias Divulgação mitos e verdades no trânsito nas redes sociais da prefeitura, colocação do símbolo do MAIO AMARELO no Site da Prefeitura e mudança de cores nos letreiros turísticos da cidade.
25 PASSEIO CICLÍSTICO EM PARCERIA COM O COLÉGIO SÃO JOSÉ/5º PEDAL SOLIDÁRIO EM APOIO AO MOVIMENTO DO MAIO AMARELO
31 ENCERRAMENTO

– Simulação de acidente de moto, moto x anteparo, com vítima fatal

– Simulação de acidente trem x carros com a empresa RUMO e parceiros.

 

 

 

source

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Caminhoneiro morre após carreta tombar na BR-376 na Serra do Cadeado

continua após publicidadeUm motorista morreu no início da noite...

Câmara vota 13 matérias em primeira sessão com painel eletrônico

continua após publicidadeA Câmara de Apucarana votou nesta segunda-feira...

Atletas de Apucarana conquistam vitórias em Ibiporã

A equipe de atletismo Pré-mirim, Mirim e Infantil da...

Briga por banheiro em pensionato termina em banho de sangue no Paraná

Uma discussão entre vizinhos em uma pensionato terminou de...