Projeto “Bonetizando” inicia segunda edição e aproxima estudantes da cadeia produtiva de bonés em Apucarana

Date:

Teve início na tarde desta segunda-feira (5/5), no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, a segunda edição do projeto “Bonetizando: de Apucarana para o mundo”. A iniciativa é promovida pela Autarquia Municipal de Educação, em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (SIVALE) e o Arranjo Produtivo Local de Bonés e Confecções (APL).

O projeto envolve estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede municipal. Ao longo das próximas semanas, eles participarão de atividades pedagógicas sobre a história e a economia local, visitarão o Monumento ao Boné (o “Bonezão”) — símbolo da identidade produtiva da cidade — e farão visitas guiadas a indústrias de confecção, onde poderão conhecer de perto as etapas da produção de bonés.

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Rodolfo Mota enfatizou a relevância do setor para o município. “Apucarana é o maior polo de confecção de bonés do Paraná. São quase 25 mil empregos diretos e indiretos gerados por essa atividade. Muitas crianças têm familiares que atuam nesse setor, e é essencial que aprendam, desde cedo, a valorizar o trabalho que sustenta milhares de famílias e movimenta nossa economia,” afirmou.

Após as visitas às fábricas, os alunos participarão de um concurso de desenhos, cujo objetivo é representar o conhecimento adquirido ao longo do projeto. O desenho vencedor será escolhido por uma comissão formada por professores, representantes do SIVALE e do APL, e estampará um boné a ser produzido ao final da ação. “O Bonetizando foi um sucesso em sua primeira edição, e tenho certeza de que será ainda melhor este ano. Agradecemos à Prefeitura de Apucarana e à Autarquia Municipal de Educação por essa importante parceria,” declarou a presidente do SIVALE, Elizabete Ardigo.

A secretária municipal de Educação, professora Ana Paula do Carmo Donato, anunciou uma novidade para esta edição. “Além de estampar um boné, o desenho escolhido também ilustrará a agenda escolar dos estudantes no próximo ano letivo,” informou.

O projeto Bonetizando foi oficialmente transformado em política pública permanente em Apucarana, por meio da Lei nº 11/2025, sancionada pelo prefeito Rodolfo Mota no dia 28 de março. A autoria é do presidente da Câmara Municipal, vereador Danylo Acioli. “Sou filho de costureira e tenho muito orgulho do setor de confecções da nossa cidade,” declarou o parlamentar.

A primeira visita industrial desta edição foi realizada, na tarde de hoje (5/5), por estudantes da Escola Municipal Professora Marilda Duarte Noli, que conheceram as instalações da empresa Kyoodai Bonés.

Participaram da solenidade de abertura os vereadores Sidnei da Levelimp, Luciano Facchiano e Adan Lenharo; o presidente do APL, Jayme Leonel; a coordenadora do projeto, Sueli Marcon; a executiva no SIVALE, Patrícia Macedo Papa; o gerente regional do Sebrae, Tiago Cunha; a presidente do Sindispa, Idalina Basso Preti, acompanhada das senhoras Tarcília, Meire e Adma; além de secretários municipais e os diretores das 36 escolas da rede municipal de Apucarana.

source

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Edição do dia 6 de maio de 2025

 Edição do dia 6 de maio...

Caminhoneiro morre após carreta tombar na BR-376 na Serra do Cadeado

continua após publicidadeUm motorista morreu no início da noite...

Câmara vota 13 matérias em primeira sessão com painel eletrônico

continua após publicidadeA Câmara de Apucarana votou nesta segunda-feira...

Atletas de Apucarana conquistam vitórias em Ibiporã

A equipe de atletismo Pré-mirim, Mirim e Infantil da...