Câmara de Apucarana estreia novo sistema digital no plenário

Date:

A Câmara de Apucarana deu um passo importante rumo à modernização dos seus trabalhos legislativos na noite desta segunda-feira (5), com a estreia do novo plenário digital. Na primeira sessão com votação totalmente informatizada, os vereadores apreciaram 13 matérias, entre projetos de lei, requerimentos e uma moção de aplausos. 

O destaque foi o início da operação do painel eletrônico, que registra de forma automatizada os votos dos parlamentares e exibe, em tempo real, os resultados ao público através de dois telões — voto a voto, de forma individualizada. A implantação do painel faz parte do processo de modernização da Casa e foi viabilizada por meio de um projeto de resolução de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), aprovado pelo plenário. 

Segundo o presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), a novidade representa um avanço importante em transparência e eficiência. “Essa é uma ferramenta que vem somar aos esforços de tornar o processo legislativo mais dinâmico e acessível à população”, destacou Acioli.

 Instalação 

Na última semana, por conta da instalação do novo equipamento, as sessões extraordinárias foram realizadas de forma totalmente online. Ainda nesta segunda-feira, antes da sessão ordinária, os vereadores participaram de uma sessão teste para conhecer melhor as funcionalidades do novo sistema. 

Para o chefe do setor de Tecnologia da Câmara, Ivan Lúcio, a atualização representa um salto de qualidade no suporte às atividades legislativas. “Substituímos equipamentos antigos por soluções mais modernas, com maior confiabilidade e desempenho. O novo sistema facilita a operação durante as sessões e proporciona uma transmissão mais estável e de melhor qualidade para quem acompanha de casa”, explicou.

Inteligência artificial 

Além da tecnologia de votação, a Câmara anunciou uma inovação inédita no estado: a contratação da inteligência artificial Gemini, desenvolvida pelo Google. Apucarana será a primeira Câmara Municipal do Paraná a utilizar o sistema, que será integrado ao banco de dados legislativo e a informações do município, oferecendo suporte direto aos trabalhos dos parlamentares. “Com essa tecnologia, todos terão mais agilidade para pesquisar projetos, legislações anteriores e dados administrativos, contribuindo para decisões mais fundamentadas”, afirmou o presidente.

Dois telões foram instalados no plenário para que a votação e a sessão sejam acompanhadas pelos parlamentares e pelo público 

Através do novo sistema, os vereadores e a vereadora podem votar e fazer inscrição para a sessão digitalmente 


source
Informações: Câmara Municipal de Apucarana

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Autarquia de Saúde empossa novos membros da CIPA

Em ato na sede da Autarquia Municipal de Saúde...

Rubens Pereira Jr., do PT, é eleito presidente da comissão especial do IR por unanimidade

Por 24 votos favoráveis, de forma unânime, o deputado...

Crescimento da dívida no Brasil não é normal, diz Mansueto Almeida

O economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro...

Aneel mantém multa de R$ 69,4 mi para a Eletronorte em processo envolvendo Usina de Tucuruí

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)...