Mais de 3,4 mil apucaranenses foram vacinados contra a gripe no “Dia D”

Date:

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Apucarana divulgou nesta segunda-feira (12/05) o balanço do “Dia D” de vacinação contra a gripe, realizado durante a tarde do último sábado (10/05) em 28 unidades básicas de saúde (UBSs).

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, o município seguiu orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR) e oportunizou a imunização a todos os cidadãos a partir dos seis meses de idade. “Nas seis horas de trabalho do ‘Dia D’, nossas equipes atenderam 7.549 pessoas com verificação da carteirinha e aplicação de vacinas. Desse total, 3.427 apucaranenses foram imunizados contra o vírus da Influenza e 1.200 tiveram o esquema vacinal atualizado com vacinas de rotina”, informou o prefeito Rodolfo Mota.

Ele destacou que as doses foram aplicadas entre o meio-dia e as 18 horas. “Agradeço a todos que compareceram às unidades de saúde. Vacinar-se é um ato fundamental na prevenção e controle de doenças. Também agradeço a cada servidor que trabalhou no sábado para garantir o acesso da população à saúde”, completou o prefeito.

Entre as unidades com maior número de vacinas aplicadas, destacam-se: Residencial Interlagos (432 doses), Jardim Ponta Grossa (424), Vila Nova (416), Colonial (404), Parigot de Souza (386), Afonso Camargo (383), Jardim das Flores (382), Jaboti (380), João Paulo I (369), Dom Romeu (357), Aclimação (354) e Centro Social Urbano (332), com alto número de aplicações especialmente entre o público infantil e idoso.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, também avaliou positivamente a mobilização. “Mesmo tendo sido realizada no fim de semana, na véspera do Dia das Mães, com comércio aberto e com o tempo frio, tivemos uma grande procura. Essa ação buscou atender trabalhadores e pais que não conseguem ir a uma UBS durante a semana. Ainda temos muitas doses disponíveis e o trabalho continua. O outono é um período de maior circulação de vírus respiratórios, por isso pedimos que a população procure a vacinação em nossa rede pública, que é segura, eficaz e gratuita”, afirmou.

O coordenador da Vigilância em Saúde da AMS, enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, reforça que a imunização segue disponível para todas as faixas etárias. “Basta comparecer à unidade de saúde mais próxima, com a carteirinha de vacinação e documento de identificação pessoal”, orientou.

O coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica da AMS, Pablo Saito, alerta para a importância da vacinação entre crianças do grupo prioritário, de 6 meses a menores de 6 anos de idade. “Já vemos, pela imprensa, que alguns estados vizinhos ao Paraná estão registrando aumento nas internações por doenças respiratórias. Sem a vacina, a gripe pode evoluir de forma mais grave, enfraquecer o sistema imunológico e deixar a pessoa mais suscetível a infecções bacterianas ou outras viroses, elevando também o risco de pneumonia”, alertou.

A lista de unidades básicas de saúde de Apucarana pode ser consultada no site: https://www.apucarana.pr.gov.br/site/unidades-basicas-de-saude-ubs.

source

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Santos só empata com Ceará no Allianz Parque e continua na zona de rebaixamento do Brasileirão

Mais de 35 mil torcedores compareceram ao Allianz Parque,...

Saiba quanto a Havan fatura por dia, segundo Luciano Hang

continua após publicidadeO empresário Luciano Hang, dono da rede...

Edição do dia 13 de maio de 2025

 Edição do dia 13 de maio...

Câmara aprova três requerimentos sobre dívida do INSS em Apucarana

continua após publicidadeOs vereadores da Câmara Municipal de Apucarana...