A capivara resgatada em uma piscina no Parque Bela Vista, em Apucarana (PR), neste sábado (10), está sob cuidados intensivos no Centro de Apoio à Fauna Silvestre da Unifil (Cafes), em Londrina (PR). A equipe que faz o atendimento veterinário do animal informou que ela está grávida.
📰 LEIA MAIS: Capivara invade quintal e nada em piscina de casa em Apucarana (PR)
📰 LEIA TAMBÉM: Novos vídeos mostram resgate de capivara que mergulhou em piscina
De acordo com a equipe do Cafes, a capivara chegou com quadro de desidratação, alterações significativas na função renal, início de pneumonia e acúmulo de líquido no estômago. A ferida na região do peito é profunda, com necrose e secreção purulenta, com espaço suficiente para acomodar quatro dedos. Embora a origem exata do ferimento ainda não seja confirmada, a hipótese de uma facada, que foi levantada inicialmente, é considerada improvável pelos veterinários.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Apesar do quadro delicado, o prognóstico é considerado favorável pela equipe responsável. A capivara está recebendo todos os cuidados necessários e segue em recuperação.
O animal está no início de uma gestação, o que reforça a importância dos cuidados e da atenção redobrada.
O secretário de Meio Ambiente de Apucarana, Diego Silva, destacou que a Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), acompanha o caso.
“Estamos acompanhando de perto o caso, em diálogo direto com a equipe do Cafes da Unifil. A situação nos comove e reforça nosso compromisso com a causa animal. Essa capivara representa não apenas uma vida resgatada, mas também a esperança da nova vida que ela carrega. Continuaremos monitorando sua recuperação com carinho e responsabilidade”, afirma o secretário.