Câmara realiza audiência pública na Unespar e debate LDO 2026 de Apucarana

Date:

A Câmara Municipal de Apucarana promoveu, nesta quinta-feira (15), uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para o exercício de 2026. Realizado no Auditório Gralha Azul da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus Apucarana, o encontro reuniu autoridades, servidores públicos, estudantes e membros da comunidade local, proporcionando um espaço de diálogo construtivo e de participação ativa da comunidade acadêmica.

A audiência foi conduzida pela Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador Guilherme Livoti (União Brasil), e contou com a presença dos vereadores Moisés Tavares (PP) e Gabriel Caldeira (União Brasil). Também estiveram presentes representantes da Faculdade de Apucarana (FAP), do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além do secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca, representando o Executivo Municipal.

O evento teve como objetivo apresentar e debater com a população as metas e prioridades da administração municipal para o próximo exercício financeiro, fortalecendo os princípios de transparência, responsabilidade fiscal e participação cidadã no processo de construção do orçamento público. 

Durante a audiência, foram detalhadas as diretrizes que irão nortear a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para ser votada ainda este ano. A participação da sociedade civil foi incentivada, permitindo que dúvidas fossem esclarecidas e sugestões, registradas. Um QR Code exibido no telão possibilitou a coleta de opiniões e contribuições dos presentes, e recebeu 192 respostas, demonstrando o alto nível de engajamento da comunidade com o tema. 

Para o vereador Guilherme Livoti, a LDO é uma peça fundamental para garantir um planejamento orçamentário eficiente e alinhado às reais necessidades da população. “É essencial que a comunidade participe ativamente desse processo. Hoje, tivemos um público recorde para esse tipo de audiência. Por isso, foi muito importante trazê-la para dentro da Unespar”, destacou. 

“Nós ainda vamos realizar mais uma audiência pública da LDO, desta vez na Câmara, e discutir entre os vereadores as propostas e sugestões feitas pela população. A partir dessas contribuições, vamos formular as emendas e votar o projeto até o final do mês de junho, dentro do prazo estabelecido”, completou o parlamentar. 

O vereador Moisés Tavares (PP) também avaliou a audiência de forma extremamente positiva. “As pessoas precisam entender quais são as prerrogativas de uma Câmara Municipal e o papel dos vereadores. Essa audiência é uma oportunidade valiosa para mobilizar nossos acadêmicos, que estudam políticas públicas. Ao compreendermos as diretrizes e ouvir a população, conseguimos formular emendas que realmente atendam às necessidades da comunidade e contribuam para a aprovação das leis orçamentárias com mais efetividade”, afirmou.

Participação virtual

A audiência também contou com a participação virtual da vereadora Indiara Barbosa (Novo), de Curitiba, que enviou um vídeo exibido durante o evento. Em sua mensagem, Indiara falou sobre a importância da transparência e do envolvimento da população nos processos orçamentários, incentivando o engajamento cidadão na fiscalização e na proposição de melhorias para os investimentos públicos. 

Na foto, o vereador Guilherme Livoti aparece ao lado do vereador Moisés Tavares (PP), de convidados e participantes da audiência pública sobre a LDO 2026, realizada na Unespar


source
Informações: Câmara Municipal de Apucarana

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Prestação de contas fora do prazo pode vetar candidatura

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na última...

Advogado é repreendido por juiz ao usar gravação de IA para se manifestar em audiência

Um advogado foi repreendido por utilizar inteligência artificial (IA)...

Ronaldo ironiza manifesto de federações após afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF: 'Agora?'

Ronaldo Fenômeno foi mais um personagem do futebol que...

‘Não vou sair do Brasil, vou morrer na cadeia’, diz Bolsonaro

continua após publicidadeO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta...