ABRIL AZUL: Arapongas fortalece ações no cuidado a crianças com autismo

Date:

No mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Abril Azul, a Prefeitura de Arapongas destaca a importância dos serviços e iniciativas no cuidado, tratamento, diagnóstico, inclusão e acompanhamento a pessoas com autismo. Através da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS-I) Dr. Walter Buzalaf é responsável pelo atendimento humanizado e psicossocial, especializado no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes – da primeira infância até os 17 anos (17 anos, 11 meses e 29 dias). Há também serviços especializados no tratamento de crianças e adolescentes com diagnóstico ou pacientes que estão em investigação para autismo. Atualmente, o CAPS’i atende 170 pacientes – entre crianças e adolescentes com TEA. 
O coordenador do CAPS’i, Maicon Depieri, explica que cada paciente passa por avaliação com a equipe multidisciplinar para iniciar o acompanhamento. “Para ser avaliado pela equipe multidisciplinar do CAPS-I, os responsáveis precisam procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, ou o paciente pode ainda ser encaminhado através da Secretaria de Educação – por meio de CMEI’s, escolas, ou também Conselho Tutelar, entidades. Em alguns casos, os familiares nos procuram diretamente”, comenta. 
Após o acolhimento, que é realizado pela equipe, o paciente é encaminhado para diversos profissionais, entre médicos, fonoaudiólogo, psicólogo, profissional de educação física – incluindo atendimentos com pedagogos de acordo com a necessidade de cada paciente. 
REDE DE APOIO
A rede especializada presta suporte também aos pais ou cuidadores de crianças e adolescentes com autismo, participando dos atendimentos para que possam ter maior compreensão do diagnóstico, buscando reduzir a discriminação e preconceito, além do entendimento das etapas necessárias para melhorar a autonomia de cada paciente. “É sobre ampliar a rede de cuidado para além do paciente, incluindo também a família”, disse Maicon. 
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, dentro da rede de saúde pública especializada, o CAPS’i destaca os atendimentos individuais e coletivos com profissionais como psicólogos, assistente social, enfermagem, pedagógicos, psicopedagógicos, profissional de educação físico, arte terapia, trabalhos manuais, projeto Terapêutico Singular e oficinas de culinárias. 
Ainda neste mês serão realizadas ações de conscientização em empresas, escolas, entidades e outros. “Caso as empresas, entidades ou serviços tenham interesse, podem entrar em contato conosco que agendaremos uma atividade, ampliando o conhecimento e levando informações sobre o TEA. Falar sobre o autismo é necessário”, garante o secretário de Saúde, Carlos Arruda. O agendamento para palestras sobre o Autismo pode ser feito pelo telefone: 3902-1990. 
Em Arapongas, além do CAPS’i, a APAE também atende crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA. A Secretaria Municipal de Educação conta ainda com o Centro Municipal Especializado (Cemear), departamento estruturado para oferecer atendimento educacional especializado para crianças portadoras de necessidades especiais, além de ONGs e entidades que prestam serviços de auxílio aos pacientes e familiares.


source

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Atlas da Violência: Brasil tem dez mulheres assassinadas por dia

A cada dia, dez mulheres com diferentes trajetórias de...

'Guerra nunca mais', pede Leão XIV em sua primeira oração dominical

Uma praça tomada pelo povo católico. Cerca...

Bolsas da Ásia fecham em alta; Hong Kong salta 3% com detalhes de acordo EUA-China

Por Sergio Caldascontinua após publicidadeSão Paulo, 12/05/2025 - As...