Acadêmicos e docentes do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) acompanharam na noite desta segunda-feira a primeira sessão itinerante da atual legislatura da Câmara Municipal, que tem por proposta levar o trabalho do legislativo local para outras comunidades, iniciando pela comunidade acadêmica. (veja o vídeo abaixo)
-LEIA MAIS: “Novo tempo para Apucarana e região”, diz Beto Preto sobre início das obras dos Lotes 3 e 6
Além dos vereadores, participaram da abertura da sessão o diretor do campus local, professor Daniel Fernando Matheus Gomes e o prefeito Rodolfo Mota (União). O diretor da instituição destacou o alcance da iniciativa do legislativo. “Essa é a terceira vez que recebemos uma sessão e sempre destaco quanto é importante a população ter acesso ao conhecimento político. Tenho a louvar a atitude da Câmara porque, como já diz o poeta, nós temos que ir onde o povo está”, afirmou na abertura dos trabalhos.
O prefeito Rodolfo Mota, também destacou a importância da descentralização do legislativo. “Para saber do que as pessoas precisam é preciso ouvi-las. Fui alunos de administração aqui da Unespar e para mim, que ainda sou professor, é uma honra estar aqui”, afirma.
O presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), reafirmou ontem que a ideia de levar o legislativo para perto da população é uma meta. “Eu tenho como lema da minha gestão como presidente da Câmara tirar a câmara das quatro paredes e fazer com que ela esteja ali na ponta conversando com a população, porque assim nós conseguimos levar ao prefeito municipal quais as reais necessidades da cidade”, afirma, acrescentando que depois da levar sessões para as quatro universidades da cidade, os distritos e os bairros vão receber os vereadores. A próxima sessão itinerante deve ser realizada na FAP, possivelmente em 26 de maio.
Durante as sessões itinerantes, o trabalho do legislativo é realizado normalmente. Na sessão desta segunda-feira 20 matérias, entre projetos de lei e requerimentos, foram votadas.
Os vereadores aprovaram em segunda discussão projeto de autoria de Luiz Vilas Boas (PDT), Luciano Facchiano (Agir) e Sidnei Oliveira (MDB), que cria o Projeto Abelha sem Ferrão, para incentivar a criação de abelhas nativas em espaços públicos e projeto do vereador Guilherme Livoti (União) que obriga publicação de currículos de servidores comissionados do Executivo e Legislativo.
Também foram votados em segunda discussão três projetos do Executivo, que autorizam transferência de recursos para o Lar Sagrada Família e aporte financeiro para construção do Loteamento Residencial Luiz Toschi. Foi aprovada, ainda, a participação do município de Apucarana no Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar).
MOÇÃO
A sessão foi aberta com entrega de moção de aplauso aos socorristas do Samu Rogério Rodrigues Moura e Guilherme Antônio Borguesan, que atuaram em um parto de emergência realizado com sucesso no Jardim Ponta Grossa.