Câmara realiza audiência pública na Unespar e debate LDO 2026 de Apucarana

Date:

A Câmara Municipal de Apucarana promoveu, nesta quinta-feira (15), uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para o exercício de 2026. Realizado no Auditório Gralha Azul da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus Apucarana, o encontro reuniu autoridades, servidores públicos, estudantes e membros da comunidade local, proporcionando um espaço de diálogo construtivo e de participação ativa da comunidade acadêmica.

A audiência foi conduzida pela Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador Guilherme Livoti (União Brasil), e contou com a presença dos vereadores Moisés Tavares (PP) e Gabriel Caldeira (União Brasil). Também estiveram presentes representantes da Faculdade de Apucarana (FAP), do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), além do secretário da Agricultura, João Carmo da Fonseca, representando o Executivo Municipal.

O evento teve como objetivo apresentar e debater com a população as metas e prioridades da administração municipal para o próximo exercício financeiro, fortalecendo os princípios de transparência, responsabilidade fiscal e participação cidadã no processo de construção do orçamento público. 

Durante a audiência, foram detalhadas as diretrizes que irão nortear a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para ser votada ainda este ano. A participação da sociedade civil foi incentivada, permitindo que dúvidas fossem esclarecidas e sugestões, registradas. Um QR Code exibido no telão possibilitou a coleta de opiniões e contribuições dos presentes, e recebeu 192 respostas, demonstrando o alto nível de engajamento da comunidade com o tema. 

Para o vereador Guilherme Livoti, a LDO é uma peça fundamental para garantir um planejamento orçamentário eficiente e alinhado às reais necessidades da população. “É essencial que a comunidade participe ativamente desse processo. Hoje, tivemos um público recorde para esse tipo de audiência. Por isso, foi muito importante trazê-la para dentro da Unespar”, destacou. 

“Nós ainda vamos realizar mais uma audiência pública da LDO, desta vez na Câmara, e discutir entre os vereadores as propostas e sugestões feitas pela população. A partir dessas contribuições, vamos formular as emendas e votar o projeto até o final do mês de junho, dentro do prazo estabelecido”, completou o parlamentar. 

O vereador Moisés Tavares (PP) também avaliou a audiência de forma extremamente positiva. “As pessoas precisam entender quais são as prerrogativas de uma Câmara Municipal e o papel dos vereadores. Essa audiência é uma oportunidade valiosa para mobilizar nossos acadêmicos, que estudam políticas públicas. Ao compreendermos as diretrizes e ouvir a população, conseguimos formular emendas que realmente atendam às necessidades da comunidade e contribuam para a aprovação das leis orçamentárias com mais efetividade”, afirmou.

Participação virtual

A audiência também contou com a participação virtual da vereadora Indiara Barbosa (Novo), de Curitiba, que enviou um vídeo exibido durante o evento. Em sua mensagem, Indiara falou sobre a importância da transparência e do envolvimento da população nos processos orçamentários, incentivando o engajamento cidadão na fiscalização e na proposição de melhorias para os investimentos públicos. 

Na foto, o vereador Guilherme Livoti aparece ao lado do vereador Moisés Tavares (PP), de convidados e participantes da audiência pública sobre a LDO 2026, realizada na Unespar


source
Informações: Câmara Municipal de Apucarana

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

‘Não vou sair do Brasil, vou morrer na cadeia’, diz Bolsonaro

continua após publicidadeO ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta...

Rio pode ter 'dia da Cegonha Reborn' após aprovação de projeto de lei

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro...

Secretário Carboni libera para Apucarana R$ 500 mil do Fundo da Infância e Adolescência

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família...

Quem era a mulher encontrada morta em cobertor à beira de rodovia

continua após publicidadeFoi identificada como Jaine Fabris Ramos, de...