A Câmara de Apucarana votou nesta segunda-feira (05) 13 matérias, entre projetos de lei, requerimentos e moção de aplauso. A novidade é que o processo foi feito pela primeira vez de forma digital, com início do funcionamento do painel eletrônico instalado na casa. Outra novidade, anunciada na sessão, é que o legislativo vai contratar um sistema de inteligência artificial. Assista a entrevista no final do texto
📰 LEIA MAIS: Blazer derruba poste e pega fogo na BR-376 em Apucarana
O painel eletrônico, além de registrar o voto dos vereadores e apresentar ao público o resultado de cada votação nome a nome, também controla o tempo destinado a cada um dos vereadores. Em 2019, a Câmara chegou a testar um modelo de painel eletrônico, mas o sistema funcionava como uma projeção e acabou sendo descontinuado.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Segundo o presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), o painel atende a proposta de modernização do legislativo e foi regulamentada em projeto de resolução de autoria do vereador Moises Tavares (PP), aprovado pela Casa.
Por conta da instalação do equipamento, as sessões extraordinárias da semana passada foram feitas em sistema online. No final da tarde desta segunda, os vereadores participaram de uma sessão teste para conhecer melhor o novo sistema.
Acioli também anunciou a contratação do sistema Gemini, inteligência artificial do Google, para uso na Casa. Segundo ele, será a primeira Câmara do Paraná a contar com o sistema. A proposta é automatizar questões como a busca no banco de dados da Câmara sobre projetos e dados do município, auxiliando o trabalho dos legisladores.