O Corinthians complicou a sua situação na Copa Sul-Americana após empatar por 1 a 1 com o América de Cali, na Neo Química Arena, nesta terça-feira. Após abrir o placar, a equipe se contentou com o resultado e baixou as linhas, sofrendo o empate. Depois, não houve reação.
Com cinco pontos, o time fica em terceiro no Grupo C, atrás do próprio América de Cali e do Huracán. Os argentinos fecham a rodada na quinta-feira, contra o Racing, em Montevidéu.
O Corinthians ainda tem dois jogos fora de casa pelo torneio, contra Racing e Huracán. Se os argentinos vencerem nesta rodada, os paulistas não dependem mais apenas de si para ter a classificação às oitavas.
Antes disso, o próximo compromisso do clube paulista é diante do Mirassol, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, no sábado, às 18h30 (de Brasília).
O América de Cali abriu as movimentações da partida mostrando que seria um visitante indigesto. Hugo precisou fazer defesas logo cedo, e o time corintiano demorou a conseguir ter tranquilidade para criar jogadas.
A melhor tentativa funcionou. Maycon encontrou belo passe para Memphis. O holandês tinha opção de passar para um companheiro livre na direita, mas ajeitou o corpo e bateu para marcar um bonito gol.
O Corinthians priorizou se defender após ter o placar aberto. Chances em contra-ataque não apareceram como previu a estratégia. O América de Cali continuou a levar perigo. Aos 48 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, os colombianos quase empataram com o zagueiro Pestaña, de cabeça.
Os colombianos, intensos, pareciam sequer ter saído para o intervalo no começo do segundo tempo. Carrascal recebeu livre pelo lado direito e cruzou para encontrar Navarro, que, de carrinho, fez o empate. A defesa corintiana apenas olhou.
O Corinthians tentou reagir. Dorival deixou o time mais ofensivo com as entradas de Coronado e Talles Magno.
O time de fato chegou mais no ataque. Faltava, contudo, qualidade na finalização. Em um dos lances, Yuri Alberto teve uma chance de cabeceio dentro da pequena área e praticamente recuou para o goleiro Soto.
Mesmo com a entrada de mais dois atacantes (Héctor Hernández e Ángel Romero), o Corinthians não conseguiu reagir. Pelo contrário, o time de Cali ocupou o campo ofensivo. Para eles, o empate já era resultado, antes de dois jogos em casa para fechar a primeira fase.
O atacante espanhol voltou a concluir para o Corinthians. Maycon cruzou, e o atacante cabeceou, mas a bola foi por cima. O camisa 7 foi exceção individual no time, que fez um jogo apático coletivamente.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 1 AMÉRICA DE CALI
CORINTHIANS – Hugo Souza; Léo Mana (Héctor Hernández), André Ramalho, Cacá e Fabrízio Angileri; Maycon, Breno Bidon (Talles Magno), José Martínez (Charles), André Carillo (Igor Coronado); Memphis Depay e Yuri Alberto (Ángel Romero). Técnico: Dorival Júnior.
AMÉRICA DE CALI – Jorge Soto; Yerson Candelo, Daniel Bocanegra, Jean Pestaña e Esneyder Mena; Rafael Carrascal, Sebastián Navarro (José Cavadia), Cristian Barrios (Lucumí) e Juanfer Quintero; Duván Vergara e Rodrigo Holgado (Luis Ramos). Técnico: Jorge da Silva.
GOLS – Memphis Depay, aos 20 minutos do primeiro tempo e Sebastián Navarro, a 1 minuto do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – André Carillo, Yuri Alberto, Charles e André Ramalho (Corinthians) e Jean Pestanã (América de Cali).
ÁRBITRO – Juan Benítez (PAR).
PÚBLICO – 39.846 presentes.
RENDA – R$ 2.762.633,00.
LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo.