A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 384,2 milhões, ou US$ 0,34 por ação, no segundo trimestre de seu ano fiscal 2025, encerrado em 30 de março, informou a companhia nesta terça-feira, 29, depois do fechamento do mercado. O resultado representa queda de 50,3% ante os US$ 772,4 milhões, ou US$ 0,68 por ação, registrados em igual período do ano fiscal anterior.
Em termos ajustados, o lucro por ação diminuiu 40%, de US$ 0,68 para US$ 0,41. A receita líquida aumentou 2,3% na mesma comparação, para US$ 8,76 bilhões. Analistas consultados pela FactSet esperavam lucro ajustado de US$ 0,49 por ação e receita de US$ 8,83 bilhões.
As vendas globais no conceito mesmas lojas diminuíram 1% na comparação anual, refletindo uma queda de 2% no número de transações e um aumento de 1% no tíquete médio. As vendas mesmas lojas caíram 2% nos Estados Unidos e aumentaram 2% no segmento internacional. Na China, essas vendas ficaram estáveis.
“Embora nossos resultados financeiros estejam longe do potencial da Starbucks, estamos trabalhando para reconstruir um negócio melhor”, afirmou em comunicado a diretora financeira, Cathy Smith.
No segundo trimestre fiscal, foram abertas 213 lojas, já descontados os fechamentos. Ao fim do período, a Starbucks tinha 40.789 lojas globalmente, sendo 53% próprias e 47%, licenciadas. EUA e China eram responsáveis por 61% do portfólio da companhia, com 17.122 e 7.758 lojas, respectivamente. (Com informações da Dow Jones Newswires)