Mais de 3,4 mil apucaranenses foram vacinados contra a gripe no “Dia D”

Date:

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Apucarana divulgou nesta segunda-feira (12/05) o balanço do “Dia D” de vacinação contra a gripe, realizado durante a tarde do último sábado (10/05) em 28 unidades básicas de saúde (UBSs).

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal da população, o município seguiu orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR) e oportunizou a imunização a todos os cidadãos a partir dos seis meses de idade. “Nas seis horas de trabalho do ‘Dia D’, nossas equipes atenderam 7.549 pessoas com verificação da carteirinha e aplicação de vacinas. Desse total, 3.427 apucaranenses foram imunizados contra o vírus da Influenza e 1.200 tiveram o esquema vacinal atualizado com vacinas de rotina”, informou o prefeito Rodolfo Mota.

Ele destacou que as doses foram aplicadas entre o meio-dia e as 18 horas. “Agradeço a todos que compareceram às unidades de saúde. Vacinar-se é um ato fundamental na prevenção e controle de doenças. Também agradeço a cada servidor que trabalhou no sábado para garantir o acesso da população à saúde”, completou o prefeito.

Entre as unidades com maior número de vacinas aplicadas, destacam-se: Residencial Interlagos (432 doses), Jardim Ponta Grossa (424), Vila Nova (416), Colonial (404), Parigot de Souza (386), Afonso Camargo (383), Jardim das Flores (382), Jaboti (380), João Paulo I (369), Dom Romeu (357), Aclimação (354) e Centro Social Urbano (332), com alto número de aplicações especialmente entre o público infantil e idoso.

O secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula, também avaliou positivamente a mobilização. “Mesmo tendo sido realizada no fim de semana, na véspera do Dia das Mães, com comércio aberto e com o tempo frio, tivemos uma grande procura. Essa ação buscou atender trabalhadores e pais que não conseguem ir a uma UBS durante a semana. Ainda temos muitas doses disponíveis e o trabalho continua. O outono é um período de maior circulação de vírus respiratórios, por isso pedimos que a população procure a vacinação em nossa rede pública, que é segura, eficaz e gratuita”, afirmou.

O coordenador da Vigilância em Saúde da AMS, enfermeiro Luciano Simplício Sobrinho, reforça que a imunização segue disponível para todas as faixas etárias. “Basta comparecer à unidade de saúde mais próxima, com a carteirinha de vacinação e documento de identificação pessoal”, orientou.

O coordenador da Divisão de Vigilância Epidemiológica da AMS, Pablo Saito, alerta para a importância da vacinação entre crianças do grupo prioritário, de 6 meses a menores de 6 anos de idade. “Já vemos, pela imprensa, que alguns estados vizinhos ao Paraná estão registrando aumento nas internações por doenças respiratórias. Sem a vacina, a gripe pode evoluir de forma mais grave, enfraquecer o sistema imunológico e deixar a pessoa mais suscetível a infecções bacterianas ou outras viroses, elevando também o risco de pneumonia”, alertou.

A lista de unidades básicas de saúde de Apucarana pode ser consultada no site: https://www.apucarana.pr.gov.br/site/unidades-basicas-de-saude-ubs.

source

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Capivara resgatada em piscina de Apucarana está em inicio de gestação

A capivara resgatada em uma piscina no Parque Bela...

Unicentro realiza formatura de 87 profissionais em cerimônia no Cine Teatro Fênix

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio do...

Plano tributário Republicano estenderia cortes de impostos de Trump e 'pouparia' milionários

O plano tributário do Partido Republicano, em linhas gerais,...

REFIS 2025: Simule e parcele suas dívidas de IPTU sem sair de casa

Sem sair de casa, contribuintes com pendências no cadastro...