A vereadora Eliana Rocha (Solidariedade) representou a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Apucarana no 6º Encontro das Procuradorias da Mulher do Paraná, realizado nesta quinta-feira (08), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba. O evento reuniu parlamentares, especialistas e autoridades de diversas regiões do estado para discutir estratégias de fortalecimento da representatividade feminina no Legislativo e a ampliação das redes de proteção às mulheres.
Organizado pela Procuradoria da Mulher da Alep, o encontro abordou políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero, a valorização da mulher e o estímulo à presença feminina nos espaços de poder. Durante sua participação, a vereadora Eliana Rocha falou sobre o trabalho desenvolvido pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Apucarana, da qual está à frente.
“A chegada do veículo para a Procuradoria da Mulher é um passo importante que amplia nossa capacidade de atuação. Com ele, poderemos visitar escolas, universidades e comunidades, levando informação, orientação e fortalecendo o diálogo sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximas da população, especialmente das mulheres que mais precisam de apoio e proteção”, destacou Eliana.
A deputada estadual e procuradora da Mulher da Alep, Cloara Pinheiro (PSD), ressaltou a expansão da rede no estado, que hoje já conta com 194 Procuradorias da Mulher ativas. “Começamos com 113 e hoje estamos com 194. Essas vereadoras, essas mulheres novas que chegaram ao mandato, entenderam a importância da Procuradoria e estão dispostas a fazer a diferença,” afirmou.
A primeira vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Flávia Francischini (União), também participou do encontro e destacou o papel fundamental da Procuradoria como canal de escuta e acolhimento para as mulheres em todo o estado.
“A Procuradoria tem crescido cada vez mais em todo o Paraná e isso é muito bacana, porque é mais um local onde as mulheres encontram acolhimento. Muitas vezes, elas não têm coragem ou possibilidade de levar denúncias a outros espaços — e a Procuradoria se torna esse lugar seguro. Precisamos continuar debatendo o cuidado com quem cuida,” afirmou a deputada.
O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Danylo Acioli (MDB), também participou do encontro e elogiou a atuação da vereadora Eliana Rocha. Ele reafirmou o compromisso do Legislativo municipal com a estruturação da Procuradoria da Mulher. “Estamos avançando para que a procuradoria tenha orçamento próprio, estrutura e autonomia para desenvolver ações permanentes de proteção e valorização da mulher,” afirmou o vereador.
Vereadora Eliana Rocha ao lado das deputadas Flávia Francischini e Cloara Pinheiro
source
Informações: Câmara Municipal de Apucarana